Notícias
ADENTIS formaliza parceira com Aliança para a Igualdade nas TIC
A ADENTIS juntou-se à Aliança para a Igualdade nas TIC, que tem como principal objetivo a promoção da inclusão digital das mulheres e da sua respetiva participação nas engenharias e nas tecnologias.
As entidades parceiras da Aliança reforçam o compromisso de cooperarem de forma ativa e muito concreta para promover o objetivo mais genérico de combate à segregação sexual nas escolhas educativas e nas profissões.
Essa missão pode ser conseguida através de iniciativas que contribuam para a ação e reflexão sobre os desafios e potencialidades de áreas tecnológicas emergentes como a inteligência artificial em matéria de igualdade entre homens e mulheres.
A Aliança para a Igualdade nas TIC está inserida no projeto Engenheiras por Um Dia – uma iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, com a coordenação da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão. Esta será a sua 5ª. edição.
Forte desigualdade entre géneros nas TIC – quais são os números?
Os números estão longe de serem animadores no que à igualdade de género nas TIC diz respeito: em Portugal, as mulheres especialistas em TIC são apenas 1,8% do emprego total, face a 6,2% entre os homens. Entre as pessoas diplomadas em TIC, as mulheres passaram de 26,2% em1999, para 20,1% em 2020.
A segregação começa logo na infância e nas escolhas educativas e formativas. Em 2018, a percentagem de raparigas que, aos 15 anos, aspirava a trabalhar nas TIC quando tivesse 30 anos variava entre 0% a 3% na UE, sendo que em Portugal o valor era de 0,2%, uma das mais baixas.
Começam, no entanto, a surgirem sinais positivos de mudança, com a subida de Portugal no ranking Women in Digital Scoreboard 2021 (DESI),passando de 19º. para 15º entre 2019 e 2020. Este aumento percentual garantiu que ficasse acima da média europeia na taxa de mulheres especialistas em TIC no emprego total.
ADN4diversity&inclusion
A desigualdade de género é uma das preocupações da ADENTIS, que pretende dar o seu contributo para mudar esta realidade. Além de agora ter formalizado uma parceira com a Aliança para a Igualdade nas TIC, já se tinha tornado uma das signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade no primeiro semestre do ano.